sexta-feira, 3 de junho de 2022

Os Cegos e o Elefante

 


No conto A Roupa Nova do Rei o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen narra a inusitada situação em que um rei, enganado por dois vigaristas se passando por alfaiates, sai às ruas de ceroulas, acreditando-se vestido num manto confeccionado de um tecido mágico, visível apenas às pessoas inteligentes. Ao tomar conhecimento da situação, as pessoas precisam negar a evidência empírica fornecida pelos próprios olhos por mera pressão social, afinal ninguém quer passar por tolo. A redoma de autoilusão se mostraria resistente a quase tudo, menos à inocência da criança que, percebendo a bizarrice da situação, apontou o dedo e, às gargalhadas, falou o que ninguém tinha coragem: O rei está nu!

quinta-feira, 2 de junho de 2022

O Combate à Tradição

 


Na série Game of Thrones o Rei da Noite, vilão principal da trama, tem por objetivo dar cabo da vida de Brandon Stark, que fica paraplégico após uma tentativa de homicídio, vindo a se tornar o que chamam de Corvo de Três Olhos. Trata-se de um personagem místico que tem a capacidade de percorrer livremente a história de Westeros, resgatando fatos do passado e antecipando o futuro, de modo que nada que se passou lhe escapa. Ele se torna a própria Memória daquele mundo. 

quarta-feira, 1 de junho de 2022

A Raiz Gnóstica da Revolta Contra a Realidade

 

“E Deus criou as baleias (...) e as aves de asas conforme a espécie de cada uma. E Deus viu que era bom.”

1 Gn, 21

A humilhação que as tentativas frustradas de remodelar o mundo impingem à húbris moderna enseja uma revolta contra a própria estrutura da realidade que teima em se impor a despeito das vontades humanas. Tal qual um Xerxes que mandou açoitar as águas do mar quando o mau tempo derrubou sua ponte sobre o atual Estreito de Dardanelos, praguejar contra o mundo apela a um instinto básico que persegue a humanidade desde a queda de Adão.