sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Uma Reflexão Sobre o Projeto Escola Sem Partido


Não é pequena a celeuma em torno do projeto de lei que versa sobre a inclusão do Programa Escola Sem Partido (PESP) entre as diretrizes e bases do sistema educacional brasileiro. Preocupados com a potencialidade da sala de aula de se converter em palanque político-partidário, seus defensores têm como objetivo garantir aos estudantes da educação básica os princípios constitucionais da pluralidade de ideias e da liberdade de consciência e crença, cuja aplicação se encontra sob ameaça devido à evidente inclinação ideológica do ambiente escolar brasileiro.

sábado, 29 de outubro de 2016

Os Loucos e os Sabotadores


Um pensamento usualmente atribuído a Einstein define loucura como a insistência em fazer a mesma coisa repetidas vezes à espera de resultados diferentes. Parte da oposição à PEC 241, que trata de estabelecer um limite aos gastos do estado, poderia ser assim analisada. A outra, mais simples, tem como força motriz o velho espírito de sabotagem daqueles que só reconhecem legitimidade num governo se controlado por eles próprios ou seus cupinchas.

sábado, 23 de julho de 2016

O Verdadeiro Herói de Game of Thrones



A barbárie e a escassez são a norma na experiência humana. Em mais de quatro mil anos de civilização, apenas em 1215 conseguiu-se obter de um soberano o compromisso de obedecer a um compilado de normas destinadas a impedir o exercício do poder absoluto. Essa demora desde a invenção da agricultura, a consequente sedentarização da espécie e o advento das primeiras sociedades, só prova que a noção da vida humana como um valor objetivo nada mais é do que um luxo extravagante na cruenta história da humanidade.

domingo, 12 de junho de 2016

A Educação em Estágio Crítico



Em 2014, 43 manifestantes foram brutalmente assassinados por uma gangue de narcotraficantes em Iguala, no México.  O crime, ordenado pelo prefeito da cidade na tentativa de impedi-los de sabotar um evento público promovido pela primeira-dama, horrorizou o mundo devido aos requintes de crueldade empregados. Consta que as vítimas foram amontoadas em três veículos (15 morreram de asfixia durante o trajeto) e levadas a um depósito de lixo no município de Cocula, onde foram executadas e tiveram seus corpos carbonizados.

sábado, 9 de abril de 2016

A Geração Que Não Se Importa



A maior tragédia da condição humana é o fato de o sexo ser o meio natural de reprodução da espécie. A realidade de algo tão sério e complexo como gerar uma vida humana ser resultado de uma atividade divertida, prazerosa (alguns diriam até necessidade fisiológica) e de acesso universal é a raiz de grande parte dos males que assolam a humanidade. É precisamente porque todos podem ter filhos que existe tráfico e exploração sexual de crianças na Ásia e no Leste Europeu, que muitas delas são drogadas e usadas como escudos nas intermináveis guerras tribais da África e que se vê tantas delas sendo ao mesmo tempo vítimas e algozes na espiral caótica de violência que tomou conta dos grandes centros urbanos da América Latina.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Fim da Dancing Queen


A olhos leigos, nada nos últimos cem anos distinguiu melhor a Suécia do bloco de gelo, prosperidade e assistencialismo conhecido como Escandinávia do que a música pop. Dentre os países nórdicos, nenhum deu maior contribuição à era de ouro da música popular ocidental. Mesmo que os noruegueses do A-Ha e os dinamarqueses do Mercyful Fate tenham conseguido alguma projeção, nada se comparou ao fenômeno das duas maiores e mais conhecidas bandas de Estocolmo. O Europe ficou mundialmente conhecido em 1986 com The Final Countdown, cuja faixa título os fez atingir um patamar nunca mais alcançado. O ABBA, por sua vez, é simplesmente o grupo mais bem sucedido do catálogo da gigante Universal Music Group. 

sábado, 9 de janeiro de 2016

A Tecnologia a Serviço do Retardo Mental


Depois do instinto de autopreservação, o mais forte impulso que move o macho no reino animalia é o afã de se reproduzir. É a irresistível obrigação biológica de passar seus genes adiante a origem dos espetáculos bizarros e curiosos que os machos proporcionam na hora de cortejar e se oferecer para as fêmeas. Desde macho da foca-de-crista, que infla sua cavidade nasal até que se pareça com um balão gigante, ao macho da viúva negra, que corre o risco de ser devorado vivo pela fêmea ao se aproximar dela, é enlouquecedora a variedade de comportamentos estapafúrdios aos quais os animais se submetem em nome da perpetuação da espécie.